Porque devemos esquecer as metas?

por | 31, out 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

Atualmente, a maior parte das pessoas fala sobre estipular metas para alcançá-las e isso tornou-se algo extremamente comum no mundo, com “gurus” estimulando esse comportamento na internet.

Mas será que as metas são realmente eficazes? Vale a pena sempre focar nelas?

A resposta que podemos lhe dar de antemão é: você deve esquecer as metas e focar na implantação de métodos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final!

O que são metas e por que devemos esquecê-las?

As metas tratam-se de resultados finais que podem ser observáveis e mensuráveis (ou medidos) tendo um ou mais objetivos para se alcançar em um prazo mais ou menos fixo.

Para muitas pessoas, ter metas proporciona uma maior segurança ou sentido para aquilo que elas estão fazendo, entretanto, não há uma garantia de que elas irão alcançar essas metas estipuladas.

Um dos principais problemas é a falta de tempo que investem para implementar ações que ajudem as metas a serem batidas.

Além disso, há um outro grande problema relacionado com as metas: elas atendem apenas uma parte específica da sua vida e após serem atingidas, as coisas deixam de acontecer como você gostaria.

Por exemplo, digamos que você tenha a meta de conseguir um emprego logo após se formar e consegue alcançá-la seis meses após a sua formatura.

E então, a partir de agora, o que você irá fazer? Qual é o seu plano? Apenas seguir nesse emprego para sempre? Buscar novas metas para alcançar uma posição mais alta ou um salário maior?

O grande problema de focar apenas em metas é esse: você estagna após atingi-las e se não tiver outras à frente.

A dica é, então, conseguir implantar métodos ao invés de usar apenas metas, pois com eles você irá conseguir alcançar todas as metas que deseja.

Os métodos e a importância deles

O método significa um conjunto de procedimentos, regras e operações que são fixados de modo prévio para permitir uma pessoa chegar a uma determinada meta ou finalidade.

Ele também pode ser definido como o conjunto de ações que uma determinada pessoa realiza de maneira mais ou menos estruturada para colocar em prática e realizar uma determinada tarefa.

Quando você escolhe um método para a sua vida e o aplica, então torna muito mais fácil conseguir alcançar suas metas e ainda assim continuar seguindo o rumo da sua vida como gostaria, colocando sempre novas metas no horizonte.

Um método muito utilizado para estipular e alcançar metas atualmente é a metodologia SMART, você a conhece?

A metodologia SMART é formada pelas iniciais de cada uma das características da sua meta:

  • Specific – Específica
  • Mensurable – Mensurável
  • Attainable – Alcançável
  • Relevant – Relevante
  • Time-based – Temporal

Você pode aplicar esse método na sua vida sozinho ou ainda em conjunto com outras técnicas, o que aumenta as chances de alcançar suas metas e de ter viver a sua vida da forma como gostaria, sempre evoluindo.

Conclusão

Como você viu, muitas pessoas ainda vivem apenas estipulando metas em suas vidas, mas após alcançarem elas, não continuam a viver como desejavam e acabam perdendo o foco.

Neste texto, mostramos a você como é muito mais fácil aplicar métodos na sua vida para atingir as metas do que apenas estipular metas individualmente, buscando estratégias distintas para alcançar cada uma delas.

Gostou do artigo de hoje sobre por que devemos esquecer as metas e colocar em prática a aplicação dos métodos? 

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.