Porque dormir mal pode ser sinal de ansiedade?

por | 26, nov 2020 | Saúde | 0 Comentários

Milhões de pessoas, em todo o mundo, sofrem com algum grau de transtorno de ansiedade, tendo que lidar com os sintomas extremamente desagradáveis desse problema de saúde mental.

Um dos principais sinais de que alguém pode estar sofrendo com ansiedade acima do normal, ou seja, com o transtorno de ansiedade generalizada, é a dificuldade para dormir ou dormir mal à noite.

Além de todos os males que a ansiedade traz para um indivíduo, a dificuldade grave de dormir pode causar ainda mais problemas ao organismo, devido aos desequilíbrios nos hormônios, como é o caso do cortisol.

A seguir, veja mais sobre como dormir mal pode ser sinal de ansiedade patológica.

Transtorno de ansiedade pode levar o paciente a dormir mal

Como dito anteriormente, entre os principais sintomas negativos enfrentados por uma pessoa com transtorno de ansiedade, um dos que podem trazer mais males ao organismo como um todo é a dificuldade grave em dormir.

Pacientes que possuem transtorno de ansiedade tendem a te perturbações diversas do sono, como:

  • Dificuldade para começar a dormir (ou seja, para “cair no sono”)
  • Despertares ao longo de toda a noite (acordar várias vezes durante a noite)
  • Dificuldade em ter um sono reparador (a pessoa costuma acordar sempre cansada, como se não tivesse descansado ou dormido à noite)

Quando alguém ansioso sofre com distúrbios ou perturbações do sono, não conseguindo dormir direito, tende a ter, ao longo do dia, quadros de irritabilidade, cansaço e dificuldade para produzir no trabalho e/ou nos estudos.

Essas alterações que ocorrem no sono de uma pessoa fazem parte do critério que é usado com a finalidade de diagnosticar alguém que sofre com um quadro ansioso.

E por que pessoas ansiosas sofrem com distúrbios no sono?

Estudiosos da área acreditam que o grande problema se dá devido pelas mudanças que ocorrem na questão neuroquímica, que é alterada por conta do próprio distúrbio que o ansioso sofre.

Entretanto, as causas certas disso acontecer ainda não foram totalmente definidas pelos especialistas.

O tratamento da ansiedade ajuda a dormir melhor

Quando alguém sofre com distúrbio ou com ansiedade patológica, o uso de medicamentos é indicado, melhorando não só os sintomas gerais do quadro ansioso, mas também ajudando o paciente a dormir melhor.

Em diversos casos, o profissional responsável pode indicar medicações que sejam mais específicas para ajudar a regular o sono do paciente.

Entretanto, é preciso que haja uma avaliação individual de cada paciente, pois quadros leves de ansiedade e distúrbios do sono podem ser tratados com abordagens distintas, como:

  • Terapia
  • Fitoterápicos
  • Técnicas de relaxamento

Além disso, ainda há algumas atitudes diárias que podem ajudar uma pessoa ansiosa a ter um sono melhor e a dormir bem a noite inteira, como:

  • Dormir em um local calmo/tranquilo, longe de barulhos e iluminação
  • Manter um horário padronizado para acordar e dormir
  • Evitar o consumo de substâncias que sejam estimulantes no período da noite, como a cafeína (presente no café, no chá verde e em alguns refrigerantes

Conclusão

Como você viu, entre as muitas formas de detectar o transtorno de ansiedade em uma pessoa está a avaliação sobre a questão do sono.

Neste texto, mostramos como dormir mal à noite está diretamente relacionado com um quadro de transtorno de ansiedade, então uma pessoa ansiosa pode ter dificuldade tanto para dormir quanto para dormir a noite inteira sem acorda, por exemplo.

Tratar o quadro ansioso e, em alguns casos, o quadro específico do distúrbio do sono é a melhor forma de garantir uma qualidade de vida maior ao paciente.

Gostou do artigo de hoje sobre por que dormir mal pode ser sinal de ansiedade

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.