Porque o cérebro cria hábitos?

por | 21, out 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

Você saberia dizer por que que o nosso cérebro cria hábitos?

O principal motivo pelo qual ele faz isso é para economizar energia, já que ele trabalha dessa forma, dentro do “piloto automático”.

Quando o cérebro precisa mudar os hábitos de uma rotina, então ele precisa tomar decisões de forma consciente, o que leva ao gasto energético.

A partir de agora, nesse artigo, irei mostrar tudo o que você precisa sobre os motivos pelos quais o cérebro cria hábitos.

Continue acompanhando esse texto até o final para saber tudo sobre o assunto!

O cérebro e os hábitos

O cérebro humano possui 3% de toda a nossa massa corporal, mas em compensação ele consome muita energia para funcionar, em torno de 20% de toda a energia corporal diária.

Sendo assim, ele é o órgão que mais consome energia, já que toda tomada de decisão leva a gastos energéticos.

Por conta disso, o cérebro tem como principal objetivo conseguir economizar energia, para que não seja preciso ficar gastando mais do que é necessário.

Apenas para se ter uma ideia, por dia nós tomamos mais de 30 mil decisões, o que significa, matematicamente, uma decisão a cada dois segundos do nosso dia.

O cérebro então, no intuito de fazer com que não ocorra um grande gasto de energia, atua no piloto automático e quase 95% das nossas decisões diárias são feitas de forma inconsciente.

Por outro lado, mais de 40% de todas as atividades que realizamos por dia são hábitos, pois são formas de o cérebro, mais uma vez, conseguir uma boa economia de energia.

Como não há uma distinção do cérebro entre os hábitos bons e ruins, ele apenas foca na sua própria sobrevivência, ele acaba levando-nos a ficar presos em nossos hábitos de forma geral, o que reduz o gasto energético e proporciona prazer.

É preciso deixar claro, então, que o cérebro cria hábitos com a finalidade principal de economizar energia e ao mesmo tempo gerar prazer (o que acontece pela fuga dar dor e pela busca por uma recompensa).

A importância de criar hábitos para nossa vida

Pense em todas as atividades que você executa diariamente, da hora em que acorda até a hora que vai dormir, passando pelo momento de levantar da cama e ir tomar banho até escovar os dentes para deitar à noite.

Se o nosso cérebro precisasse estar atento a todas essas atividades diárias, ao final de cada dia nós estaríamos muito mais exaustos do que já estamos normalmente.

Essa é então a importância do cérebro na criação de hábitos, já que ele cria uma determinada relação biológica, conseguindo a tão necessária economia de energia e suprimindo aquelas ações desnecessárias no nosso dia.

A energia do cérebro deve ser sempre direcionada para coisas importantes, como é o caso do estudo e aprendizado de um novo conteúdo, enquanto que atividades como escovar os dentes podem ser feitas de forma automática.

Conclusão

Como você viu, todos nós temos diversos hábitos que realizamos dia após dia, na maior parte das vezes sem sequer perceber por meio de decisões tomadas inconscientemente.

Neste texto, mostrei a você o motivo pelo qual o cérebro cria hábitos, que é para economizar energia, garantindo sua própria sobrevivência e prazer, já que evita dores e alcança a busca pelas recompensas.

É por isso que é importante criar bons hábitos, pois faz com que o cérebro economize energia e a direcione para as atividades que são mais importantes.Gostou do artigo de hoje sobre por que o cérebro cria hábitos?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.