Porque procrastinamos? Descubra

por | 11, jul 2020 | Propósito de Vida | 0 Comentários

Você sabe o que significa procrastinar? Segundo o dicionário Aurélio, significa adiar, deixar para depois. 

Então, pode-se dizer que a procrastinação ocorre quando deixamos para trás ou adiamos nosso sonho ou desejo de realizar alguma coisa.

Muitas pessoas adiam seus projetos com a desculpa de que a perfeição deve ser atingida. 

No entanto, a perfeição é ilusória. Deixar a realização de um sonho de lado para que tudo saia perfeito só fará com que você perca um tempo precioso.

A preguiça também é uma grande inimiga do ser humano e, é uma das maiores razões que nos levam à procrastinação.

E assim como temos total capacidade de nos adaptar com as situações, nosso cérebro também o tem, e se acostuma facilmente com as constantes informações: deixa para depois ou amanhã eu faço. 

Isso faz com que ele comece a enviar mensagens de boicote para o corpo, sempre quando tentamos realizar algo fora de nossa rotina.

Podemos dizer então que, sempre quando pensamos em fazer algo novo, nosso cérebro nos sabota, e acabamos adiando o que havíamos planejado.

Como evitar que nosso cérebro nos atrapalhe?

É importante saber que nosso cérebro demora cerca de dez segundos para boicotar os planos para coisas novas. 

Então, é antes de esgotar esse prazo que devemos agir, evitando a procrastinação.

Uma outra atitude capaz de evitar a sabotagem é concluirmos tudo o que nos comprometemos a fazer. 

Com isso, o cérebro se acostuma com o cumprimento de tarefas, dando aquela sensação de dever cumprido, e, assim, ele se acostuma também a não interromper nossas atividades, deixando-as sem conclusão.

Projetos sem propósito também nos levam à procrastinação. Se estabelecemos um objetivo que não irá nos trazer algum retorno, seja financeiro, pessoal, de tempo, físico, etc., acabamos por considera-los sem importância e deixamos para depois.

Existe uma série de fatores que podem nos levar à procrastinação, veja a seguir:

  • Medo de não conseguir realizar o que nos propusemos
  • Planos com prazos longos, sem benefícios imediatos
  • Tempo escasso
  • Falta de afinidade com o que precisamos concluir
  • Perfeccionismo
  • Falta de organização

Evite a procrastinação: se organize

A seguir, você poderá ver algumas formas de nos organizarmos de modo a evitar a procrastinação:

  • Organizar os pensamentos: quando anotamos nossos pensamentos e esvaziamos a mente, conseguimos compreender melhor nossos objetivos, prioridades, nossa missão, etc.
  • Organize suas tarefas: analise suas metas: quais delas são de curto, médio ou longo prazo, o que pode ser feito em uma semana ou em um mês. Essa divisão nos permite focar em tarefas específicas, no que é prioridade e nos traz mais segurança
  • Organize sua rotina: temos inúmeras atividades no decorrer de um dia e quando conseguimos mantê-las organizadas, lidamos mais facilmente com imprevistos e falta de tempo
  • Faça: tudo o que realizamos com certa frequência se transforma em hábito e nos ajuda a nos organizar e planejar. Assim, fica mais fácil sair da rotina de vez em quando, sem procrastinarmos

Conclusão

Como você pôde observar, o hábito de deixarmos para depois as coisas que podemos fazer agora é facilmente mudado quando tomamos algumas atitudes.

Se você tem um projeto, um objetivo, uma meta que não consegue cumprir por causa da procrastinação, tente pensar de outra forma, agir antes que seu cérebro o convença de que aquilo pode ser adiado, e faça!

Organize melhor seus pensamentos, rotina, tarefas, faça anotações das ideias que julgar importante, e analise quais delas poderão ou não trazer o resultado que você deseja.

E lembre-se: tarefas que não trarão um resultado são abandonadas mais facilmente, portanto evite-as!

O que achou do nosso artigo sobre a procrastinação?

Deixe-nos um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto. Queremos muito saber se você teve suas metas atingidas!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.