Porque respirar adequadamente é importante?

por | 30, nov 2020 | Saúde | 0 Comentários

A maior parte das pessoas não atenta-se à própria respiração, isso é um fato, já que ela é considerada como sendo uma atividade involuntária.

Entretanto, a respiração pode e deve ser condicionada pelas pessoas para ser feita da forma correta, já que respirar da maneira errada traz diversos prejuízos para a saúde e faz com que o organismo não funcione bem.

Nesse artigo, nós iremos mostrar quais são os principais motivos pelos quais respirar adequadamente é mito importante.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar esse texto até o final!

Você terá mais energia

Um dos principais resultados negativos de se respirar de forma inadequada durante o dia é que isso nos deixa extremamente cansados.

O nosso corpo necessita de oxigênio para funcionar corretamente, e quando você não respira adequadamente, os níveis dele vão tornando-se cada vez mais baixo, ao mesmo tempo que a sua energia.

Você irá excretar toxinas do seu corpo

A respiração adequada é extremamente importante porque ajuda na eliminação de toxinas que são extremamente nocivas ao nosso organismo quando elas são acumuladas.

Essas toxinas podem vir a prejudicar muito os seus órgãos, trazendo sérios problemas de saúde.

É por isso que quando você respira da forma certa, mantém a saúde de todos os sistemas do seu organismo, tais como o cardiovascular, o digestivo e o respiratório, principalmente, que se veem livres de toxinas maléficas. 

Você conseguirá manter uma maior concentração nas atividades diárias

Quando você respira de forma errada, então torna-se extremamente difícil manter-se concentrando, seja qual for a atividade que está sendo realizada.

Há uma explicação bastante simples para essa baixa concentração: o seu cérebro, com uma respiração errada, não é corretamente oxigenado.

Quanto menor for a oxigenação do seu cérebro, então menor será a possibilidade de você conseguir concentrar-se.

Respirar bem é algo fundamental para que seu cérebro possa funcionar melhor, o que ajuda bastante nos estudos e nas suas atividades profissionais.

Você conseguirá dormir melhor

Até mesmo o seu sono pode ser impactado por uma respiração inadequada, por isso é que é tão importante que você aprenda a respirar da forma certa.

Respirando de forma adequada, você se sentirá mais tranquilo, menos estressado e menos cansado, o que irá lhe ajudar a ter um sono de maior qualidade.

Como respirar adequadamente?

Entendidos os motivos pelos quais é importante respirar de forma adequada, agora é hora de aprender a como realizar uma respiração correta.

Confira os seguintes passos que irão lhe ajudar bastante:

  • Coloque suas posições exatamente “abaixo da boca do estômago”
  • Inspire pelo nariz o máximo que você puder
  • Observe como é que seu abdômen se expande, à medida que o ar entra
  • Expire pela boca de maneira lenta

Uma dica que poderá ajudar a melhorar ainda mais sua respiração é contar até quatro segundos a cada etapa da respiração: ao inspirar, reter o ar, ao expirar e manter os pulmões vazios.

Você perceberá como irá manter-se mais calmo e mais focado com essa respiração coordenada!

Conclusão

Como você viu, aprender a como respirar da forma adequada é extremamente importante, mas nem todo mundo atenta-se a isso, com a maior parte das pessoas encarando essa como uma atividade involuntária.

Neste texto, mostramos a você como é possível coordenar a sua respiração da forma certa e todos os benefícios que isso proporciona para a sua vida, permitindo manter-se com mais saúde e também com uma maior tranquilidade.

Gostou do artigo de hoje sobre por que respirar adequadamente é importante?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.