Quais os benefícios da leitura?

por | 18, set 2020 | Desenvolvimento Pessoal, Saúde | 0 Comentários

Fica a cada dia mais difícil encontrar pessoas que gostem de ler. Na verdade, gostar de ler não é sinônimo de o conseguir. O hábito da leitura está ficando mais raro com o passar dos anos.

Existem várias possibilidades de explicação para isso, mas a velocidade dos tempos modernos, com certeza, tem uma grande influência. 

Hoje as pessoas vivem na correria. É necessário pegar um transporte lotado de manhã cedo e enfrentar um transito impossível na ida e na volta do trabalho.

Já em casa existe as tarefas que precisam ser feitas e para quem tem filho é mais difícil ainda.

Nesse sentido, o ato de poder pegar um livro e se deliciar por horas é um privilégio para poucas pessoas que conseguem encaixar a prática na rotina.

No entanto, você sabia que a leitura é capaz de reforçar as habilidades sociais, criar noções de empatia e ainda melhorar sua memória e concentração? 

Exercitar o cérebro diariamente é tão importante quanto exercitar o corpo, uma vez que eles são inseparáveis.

É inegável que ler faz muito bem e todo mundo deveria tentar aderir esse costume para poder se beneficiar.

Pensando nisso, algumas das maiores vantagens da leitura serão expostas a seguir. Continue lendo o artigo para saber melhor.

Os maiores benefícios da leitura para a vida do indivíduo

Como já mencionado anteriormente a leitura, para além de prazerosa, pode trazer muitos benefícios para a sua vida.

Para quem já possuiu o hábito algum dia e por alguma razão o perdeu, retomar ao costume pode ser mais fácil, pois já conhece o que mais gosta de ler e o que não o agrada.

Para as pessoas que querem começar a ler agora, mas não sabem por onde, uma boa dica é experimentar um pouco de tudo.

Nesse panorama, assim como nos filmes, você pode escolher de acordo com o que mais te interessa. Pode optar por romance, suspense, ficção científica, comédia, entre outros.

O melhor a se fazer é não se prender em apenas um gênero, teste alguns para descobrir o que é mais desperta curiosidade em você e dê preferência para os livros menores.

Se proponha a ler, pelo menos, 20 minutos por dia até pegar a prática ou até se interessar tanto pelo o que está lendo que vai ser impossível parar. 

Os benefícios da leitura são acompanhados por qualquer tipo que você escolha, contanto que você esteja aproveitando o máximo dela, seja livros, artigos ou jornais.

Observe abaixo algumas dessas vantagens.

– Promove saúde mental

Uma pesquisa publicada pela ABC News chamada de “Reading, chess may help fight Alzheimer’s” afirma que cérebros ativos possuem menos chances de desenvolver Alzheimer ou demência quando comparado a pessoas com atividades menos estimulantes.

Nesse cenário, permanecer em alerta pode retardar o progresso e até, possivelmente, prevenir as doenças.

– Desenvolve pensamento crítico

Mesmo quando se lê a uma obra fictícia, as ideias e valores contidos lá permitem uma certa reflexão e isso já é suficiente para melhorar o pensamento crítico.

O ato de pensar sobre questões problemáticas e desenvolver um discurso baseado nas suas crenças é extremamente importante para a sociedade atual.

– Reduz estresse

Alguns poucos minutos de leitura diária são capazes aliviar a tensão dos músculos e reduzir a frequência cardíaca, diminuindo o nível de estresse. 

Além disso, ficar concentrado em uma história pode diminuir sua ansiedade ao te distrair dos vários assuntos para pensar.

– Melhora o foco e a concentração

Ler fortalece o seu foco, pois a leitura requer concentração para entender o que está acontecendo na história e, ao desenvolver essa habilidade, você pode ser mais produtivo.

– Melhora o sono

Como ler ajuda a desestressar e relaxar totalmente, uma ótima forma de melhorar a qualidade do sono seria tornar isso uma rotina, principalmente, na hora de deitar.

Conclusão

A leitura é um hábito saudável que ajuda as pessoas a melhorarem várias áreas da vida.

Não deixe de tentar, vai observar a diferença logo nos primeiros dias. Não importa o quê, apenas leia!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.