Quais são as premissas do coaching?

por | 11, out 2020 | Coaching | 0 Comentários

As pessoas, de modo geral, são muito influenciáveis. Se fosse apenas por estímulos positivos não seria ruim, mas os estímulos negativos também detêm grande força. É por isso que o processo de coaching é tão importante. 

Nesse cenário, o trabalho do coach é essencial porque ele vai te ajudar a não apenas reconhecer o que faz bem e o que te faz mal, mas também e o que é necessário fazer para que os seus objetivos sejam alcançados.

Existe duas características básicas que diferenciam quem consegue tudo o que quer de quem não: dedicação e persistência. 

Ás vezes, as pessoas estão tão cercadas por estímulos negativos que todas as áreas da vida dela parecem ter estagnadas e não é nada fácil sair desse estado. 

Sendo assim, o coaching vai trabalhar para instalar novas crenças instigantes que, com o tempo, geram novos comportamentos muito mais efetivos e que te aproximam cada vez mais de um resultado positivo. 

Uma vez que as suas ações são provenientes da forma com que você pensa, ao mudar os seus pensamentos, um novo universo de possibilidades poderá ser criado. 

Continue lendo o texto para entender sobre as premissas do coaching

Uma conversa sobre coaching

  1. Não existe fracasso no coaching

As pessoas estão acostumadas com uma chance de 50%, a lei do tudo ou nada. Ou você ganha, ou você perde. 

Bem, no coaching não é assim que funciona. Certa vez Nelson Mandela disse uma frase que exemplifica muito bem essa premissa, “Eu nunca perco. Ou eu ganho ou eu aprendo”. 

Não importa quão ruim tenha sido uma experiência, de tudo você pode tirar uma boa lição e a partir daí reajustar sua estratégia.

Nada na vida possui uma medida certa, cada pessoa tem o seu próprio tempo e enfrenta suas próprias lutas, com persistência e dedicação é possível alcançar tudo o que se deseja. 

2 – Coaching é entrar em movimento 

Para que o processo do coaching seja efetivo é preciso uma simbiose entre a maneira com a qual o indivíduo pensa e age. 

Por exemplo, não basta apenas mudar o pensamento e não aplicar a mudança, assim como não adianta seguir um comando sem concordar o que está fazendo.

3 – Você tem todos os recursos de que necessita

Todos as pessoas possuem tudo o que precisam dentro delas mesmo. A diferença é que algumas não conseguem acessar. 

Desse modo, os recursos internos permitem aumentar o bem-estar, o que torna os indivíduos mais protegidos contra condições de extremo estresse interno.

Assim, a pessoa que procura um processo de coaching deve ter consciência de que os recursos utilizados para realizar suas metas já estão presentes, o coach apenas ajuda a desbloqueá-los. 

4 – Todo comportamento tem uma intenção positiva

Atitudes negativas não te levam a lugar nenhum. A verdade é que, muitas vezes, pelas dificuldades de alcançar alguns sonhos, você se sente desestimulado e passa a adotar atitudes bem negativas quanto a isso. 

Wayne Dyer disse: “Nossa intenção cria nossa realidade”. 

Você precisa ser mais positivo em relação às suas metas e ter a consciência de que vai realiza-las. Isso te aproxima cada vez mais do seu objetivo final.

5 – Ter mais escolhas é melhor que ter menos escolhas 

Por mais que exista do “paradoxo da escolha” que produz uma espécie de paralisia diante a quantidade de opções, ainda assim é melhor do que ter poucas.

Simplesmente porque, dessa forma, você consegue encontrar novos caminhos e recursos também. Isso faz uma grande diferença na sua caminhada.

6 – As pessoas fazem o melhor que podem com os recursos que tem

Todo mundo possui suas peculiaridades, nenhum ser humano é semelhante a outro, porque são as experiências individuais que transformam o indivíduo em quem ele é de verdade.

O coaching ensina que a vida é feita de momentos e todos estão fazendo o melhor que podem para seguir.

7 – Você é responsável por quem você é

Cada coachee possui o seu plano de ação baseado nos seus objetivos, mas também em quem ele é.

O coaching só é efetivo quando o Cliente está disposto a mudar e se comprometer com esse processo da mudança.

8 – Parceria sinérgica 

O coach e o coachee precisam trabalhar maneira conjunta para alcançar as metas pretendidas.

9 – A resposta está com o cliente 

O único trabalho do coaching é ajudar a encontrar essa resposta. 

10 – Não julgamento  

Como já mencionada, as pessoas são seres únicos, sendo assim cada experiência própria leva a um tipo de pensamento e, consequentemente, ação. Não compete ao coaching julgar nada disso e muito menos adicionar valor ao que o indivíduo sente.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.