Quais são os tipos de coaching que existe?

por | 13, out 2020 | Coaching | 0 Comentários

O coaching é uma estratégica que visa melhorar a relação entre as pessoas e suas metas e objetivos e, por conta disso, tem conquistado cada vez mais espaço no mundo, principalmente, no que se diz respeito ao autoconhecimento.

Mais pessoas tem aproveitado das vantagens da ferramenta para evoluir como indivíduo e, também, no meio social. 

Desse modo, existem diversos tipos de coaching de acordo com o seu objetivo e a área de atuação do mesmo, como o de vida (life coaching), da carreira, para o emagrecimento, para empreender e mais uma diversidade de outros. 

Vale, ainda, lembrar a importância de saber diferenciar as “especializações” e os “nichos“. 

Enquanto o primeiro está relacionado a formação específica que escolas regulamentadas oferecem, o segundo trata de uma área do mercado que o profissional encontrou oportunidade para atuação.

É por esse motivo que é muito comum encontrar, atualmente, vários especialistas atuando na sua própria área, mas também oferecendo serviços de coaching para potenciar os seus resultados.

No entanto, é essencial que o coachee procure por um profissional formado em uma escola séria, uma vez que o sucesso da terapia vai estar diretamente ligad0 a qualificação do mesmo para conseguir conduzir o indivíduo rumo ao sucesso.

Sendo assim, continue lendo o texto, porque ele foi desenvolvido com o intuito de responder as suas dúvidas acerca das diferentes categorias do coaching

As divisões dos tipos de coaching

A técnica de coaching, basicamente, serve para ajudar a alcançar o desenvolvimento pessoal, aprender novas habilidades, melhorar o convívio com outras pessoas e realizar sonhos.

Talvez, a sua maior vantagem seja ensinar a adotar uma postura mais positiva diante as adversidades da vida.

Uma vez que a maneira como você pensa e age interfere diretamente no jeito que a sua vida é e não o contrário.

Somente você pode mudar a sua realidade e o método é capaz de ajudar a, primeiro, enxergar essa necessidade e, posteriormente, encontrar caminhos para essa mudança. 

Desse modo, como já mencionado, o coaching é dividido em alguns tipos para tornar a abordagem mais eficiente.

Em outras palavras, acredita-se que a aplicação de exercícios de modo específico gera melhores resultados do que agir de forma genérica. Por isso as divisões.

Sendo assim, leia sobre as classificações abaixo. 

Autocoaching 

Essa técnica é uma autoaplicação das ferramentas de coaching. Assim, você mesmo é o responsável por conduzir, impulsionar autoconhecimento e estimular a busca pelas suas metas.

No entanto, essa prática exige muito esforço e seriedade, do mesmo modo que você faria caso estivesse sendo guiado por um coach.

Coaching de Equipas

Esse processo ocorre em equipe, normalmente, com um grupo de pessoas que possuem o mesmo objetivo.

É mais usado em casos de competição, por exemplo, um time deseja ganhar um campeonato, então eles iniciam o coaching que combina o trabalho individual com o do grupo. 

Coaching Pessoal 

Uma metodologia que garante um melhor gerenciamento do estresse, controle do tempo, meios criativos para resolver os problemas, amadurecimento e decisões mais assertivas, pessoalmente e profissionalmente também.

Coaching Empresarial 

Auxilia o cliente no processo de liderança, a delegar  tarefas, dar feedbacks diferenciados, que estimula demais os funcionários, melhora a comunicação e o convívio em grupo.

Além disso, ajuda a se preparar para situações de crise, otimizando tempo, criando estratégicas e facilitando a tomada de decisões. 

Coaching Executivo 

O principal objetivo desse tipo de coaching é tornar cada vez mais eficaz a elaboração de um planejamento estratégico para a empresa, preparar bem os líderes e capacita-los para alcançarem bons resultados que garantem destaque no mercado.

Coaching de Negócios 

Auxilia os empresários e gestores a alcançarem os objetivos para o negócio, por meio de competências empreendedoras, capacidade estratégica e gerenciamento do tempo.

Coaching de Carreira O coaching de carreira ajuda os clientes, principalmente, quando eles precisam de um upgrade, seja para reencontrar a paixão que perderam pelas suas carreiras ou descobrir uma nova. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.