Quais são os tipos de pensamentos negativos

por | 12, ago 2020 | Saúde | 0 Comentários

Homens e mulheres são seres racionais que possuem várias ideias automáticas. Essa capacidade de pensar milhares de coisas por dia é uma característica positiva por um lado, mas dependendo do cunho pode ser bem negativo.

Já não é novidade para a sociedade de hoje a influência que pensamentos negativos possuem no bem-estar físico e emocional das pessoas.

Nesse sentido, ainda que muitas pessoas entendam a relação entre o pensamento negativo e problemas de saúde, por exemplo, pouca atenção é voltada para esse tema.

Sabendo disso, Albert Ellis, criador da terapia comportamental emotiva racional, afirma que “não são as coisas que acontecem que são capazes de nos afetar, mas a interpretação que damos a elas”.

Sendo assim, para sair de um ciclo ruim, é preciso conhecer o pensamento negativo por trás dele. Assim, continue lendo para descobrir algumas das categorias que mais acometem os humanos.

  1. Estado de emergência permanente 

Toda as vezes que alguma coisa acontece, o seu cérebro assume que você está em situação de emergência total. 

A amígdala é a responsável por ativar essa reação de alarme, quando isso ocorre, o seu corpo, seus funções e sistemas entram em pânico, então você começa a assimilar e reagir a tudo desproporcionalmente.

O pensamento negativo deste tipo faz com que você exagere os perigos e, com o tempo, dispense seus recursos para lidar com problemas, o que pode causar um estado de desamparo.

  1. O auto administrador

É comum de pessoas com esse tipo de pensamento se sabotaram automaticamente, pois levam tudo para o lado pessoal e assumem a culpa por tudo.

Nessa situação sua capacidade de analisar com lógica fica prejudicada e você passa a se criticar incessantemente, pode até começar a se punir. 

Desse modo, sempre que surge algum problema, você já assume que não vai resolve-lo, começa a auto depreciação, perde a autoestima e o autocontrole. 

  1. O extremista

A capacidade de só enxergar o lado negativo. Esse tipo de pensamento também é conhecido por “dicotomia”, ou habilidade de ver preto e branco, ser tudo ou nada, ele é a não existência de termos médios. 

Quando você pratica o exercício de que qualquer coisa na sua vida, por pior que seja, pode ser positiva de alguma maneira, automaticamente, você permite a possibilidade de encontrar solução.

Caso contrário, se considerar tudo ruim, vai sentir como se cada escolha tomada fosse um caminho sem volta e, assim, será mais difícil sair de qualquer situação. 

  1. O rotulador

Pensamento relacionado a rotular os acontecimentos e a si mesmo com etiquetas de “negativo”, porque só pode ver as consequências das situações. 

Além de garantir o desenvolvimento de uma imagem limitada de si mesmo e do seu potencial.

  1. Visão de túnel

Pensamento comparado a visão reduzida quando você entra em um túnel. 

Aqui você assume somente os erros, problemas e deficiências, cai em um ciclo eterno de negatividade.

Essa capacidade é baseada no fenômeno de atenção seletiva, funciona como se você só pudesse ver uma parte bem limitada da realidade, o que te impossibilita de encontrar uma solução.

  1. O generalizador

O ser humano possui o poder de associação, mas ele pode ser bastante negativo em alguns casos. 

Quando você está passando por algum problema, sua mente tende a fazer conexões entre o presente e o passado dos eventos vivenciados, o que pode acarretar em generalizações infiéis.

Essa característica pode perpetuar o “erro da cartomante” na sua vida, ou seja, tirar conclusões precipitadas sobre algo que ainda não aconteceu.

  1. O impostor

Tendência a fazer comparações distorcidas, normalmente, ampliando os aspectos positivos de outras pessoas e minimizando os seus.

Esse tipo de pensamento negativo considera que você seja um impostor, mas na verdade, não passa de um problema de autoestima. 

  1. O super-herói

Esse pensamento negativo faz com que você ache que pode salvar o mundo, que precisa se doar totalmente para não decepcionar ninguém.

Muitas vezes, você deixa de pensar no que você quer e começa a agir porque você deve. 

Isso é perigoso pois sempre que você não corresponde as suas próprias expectativas, experimenta uma extrema decepção com isso.

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