Qual é a importância de os pais fazerem a tarefa de casa no crescimento das crianças?

por | 30, ago 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

A verdade é que existem dois principais motivos para os pais não exigirem das crianças ajuda em relação as tarefas de casa: subestimam a capacidade delas ou acreditam que são novas demais para isso.

Independentemente da causa que seja, auxiliar nas tarefas doméstica é ótimo para construir na criança, desde cedo, noções sobre trabalho em equipe e responsabilidade.

Dois adjetivos que serão essenciais para promover a harmonia da casa futuramente quando elas estiverem na adolescência.

A maioria dos pais não acredita que os filhos sejam capazes de fazer algo sozinhos e por conta disso acabam fazendo por eles mesmo.

É comprovado cientificamente que as crianças apresentam grande habilidade e facilidade para aprender coisas novas e quando estimuladas corretamente, podem fazer tudo com bastante maestria.

Por mais que guardar brinquedos ou colocar a roupa sujo no cesto de lavar ou tirar o prato da mesa pareçam tarefas bobas e que não precisam ser ensinadas, elas precisam sim.

Quanto mais cedo as crianças foram apresentadas as responsabilidades, mais autonomia elas vão desenvolver. 

Pensando nisso, esse artigo foi produzido com o intuito de mostrar aos pais que a participação das crianças nas tarefas de casa contribuem para o desenvolvimento delas. Continue lendo. 

Por que é importante ajudar desde cedo nas tarefas de casa? 

Muitos pais ficam preocupados porque a infância é uma fase divertida que não deveria ser cheia de responsabilidades e defendem que seus filhos vão ter tempo para aprender depois. Bem, eles não poderiam estar mais enganados.

O primeiro ponto importante a se debater é que tarefas de casa não são uma escolha, elas precisam ser feitas, se não for pela criança, vai ser por você ou por alguém que você pague para isso.

No entanto, a criança perder 10 minutos do seu tempo de brincar para arrumar a cama ou 1 minuto para levar o prato até a pia não parecem ser responsáveis por traumatizar uma infância.

Nesse pensamento ainda, que mal faz ensinar aos seus filhos que se eles sujarem eles precisam limpar? 

Você não está exigindo coisas inalcançáveis, apenas o básico. 

O outro ponto é: imagine como seria difícil criar novos hábitos em uma adolescente. 

Se uma criança cresceu sabendo que ela não precisa fazer nada dentro de casa, porque seus pais fazem tudo para ela, a tendência é que isso se perpetue na adolescência. 

Nesse panorama, enquanto seus filhos morarem com você está tudo bem, porém o certo é que eles logo comecem a vida sozinhos e se percebam completamente despreparados para isso.

É por isso que é tão importante que os filhos contribuam com as tarefas de casa desde novos, eles estarão sendo ensinados a se virar mesmo quando você não estiver por perto.

Isso, obviamente, baseado na atividade apropriado para cada idade da criança.

Leia abaixo uma lista com as principais vantagens para os seus filhos.

  • Habilidades para a vida
  • Responsabilidade 
  • Trabalho em equipe
  • Autonomia
  • Planejamento e organização

Como fazer a criança ajudar nas tarefas de casa? 

Talvez a tarefa mais difícil seja fazer seu filho enxergar e entender que ele tem que ajudar na casa também.

Para que isso aconteça é preciso estimular a criança do jeito certo e garantir que essa seja uma oportunidade de educar, em vez de estressá-lo com afazeres.

Os pais podem começar pedindo ajuda em alguns momentos, mesmo que eles não precisem, apenas para que a criança se sinta ativa e produtiva. 

Pode ser uma atividade simples, tipo lavar louça, enquanto um enxagua o outro seca, ou na hora de separar as roupas para colocar para lavar.

Depois, pode ser pedido para que ele faça alguma tarefa sozinho, como tirar o pó de algum móvel ou varrer a entrada.

Tudo sempre com supervisão e seguido de elogios. 

Por fim, quando a criança estiver acostumada, ou seja, quando as tarefas de casa já fizerem parte da rotina delas, pode ser separado atividades próprias semanais ou por dias da semana.

Pode ser que algumas crianças não se gostem muito da ideia de ajudar, mas você é a figura de autoridade da casa, pode escolher como mudar isso.

A teoria mais usada é a da recompensa. Por exemplo, se você for do tipo de pai que dá mesada, a condição para recebe-la pode ser realizar as tarefas domésticas, caso contrário, uma parte vai ser descontada ou não vai ser pago. 

Conclusão

Portanto, fica claro como auxilia no desenvolvimento das crianças participar das tarefas de casa

Não é tarde para inserir na rotina delas um pouco de responsabilidade, comece o mais rápido possível e observe como a relação em casa vai melhorar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.