Quando é que o cérebro cria hábitos?

por | 27, out 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

Uma das maiores dúvidas da maior parte das pessoas é sobre como o cérebro cria hábitos, afinal, quem não gostaria de ter hábitos saudáveis e positivos?

Para muitos, isso parece algo muito difícil, mas aqui lhe mostrarei a forma pelo qual seu cérebro vai criando os hábitos, como levantar cedo, estudar X horas por dia ou fazer exercícios físicos diariamente.

Quer saber tudo a respeito desse assunto? Então não deixe de acompanhar esse artigo até o final!

O cérebro e a criação de hábitos: Quando acontece?

A resposta para essa pergunta é bastante simples: quando fazemos uma determinada coisa repetidas vezes.

Mas vamos aprofundar mais sobre esse tema.

A título de exemplo, vamos falar sobre o hábito de acordar cedo, que muitas pessoas desejam ter.

A maioria das que tem esse desejo não repetem, dia após dia, a tarefa de acordar às 6 horas da manhã, por exemplo.

Em um dia elas acordam às 5h30, em outro às 8 horas, no dia seguinte estão de pé às 6 horas, mas logo no outro dia despertam apenas ao meia dia.

Isso não irá ajudar o cérebro a criar o hábito de acordar cedo e é comum que as pessoas acabem repetindo esse erro constantemente.

De forma geral, estudos mostram que para criar um novo hábito é preciso de 66 dias, pois após esse período o cérebro cria hábitos e passa a fazer determinadas tarefas de forma automática.

Há aqueles hábitos que levarão bem menos tempo para serem criados, como beber água ao acordar em jejum (em média 20 dias), e outros que demorarão bem mais, como exercitar-se diariamente (em torno de 84 dias).

Você que está tentando criar um novo hábito, portanto, não pode esperar que do dia para a noite ele já esteja sendo aplicado pelo seu cérebro de forma automática.

Fazer algo todos os dias cria hábitos

Como dito anteriormente, é a repetição de uma determinada tarefa que faz com que o cérebro crie um novo hábito, por isso é essencial ficar atento a isso.

Para você que deseja tornar um hábito dormir antes das 23 horas, comer mais frutas, estudar quatro horas por dia ou passar menos tempo no celular, por exemplo, precisa sempre pensar no longo prazo.

Não desista após os primeiros dias porque você continua tendo dificuldades com aquela tarefa e acha muito dispendioso realizá-la.

Isso porque é normal que as pessoas desmotivem-se facilmente ao não perceberem que algo está trazendo o resultado que elas esperavam.

Quando você tem em mente que é fazendo algo repetidas vezes durante algum tempo (que pode durar de semanas a meses), então sente-se mais motivado a continuar buscando a criação daquele hábito.

Lembre-se sempre do fato de que o cérebro tem interesse na criação de novos hábitos para economizar energia, mas para isso ele precisa de tempo e é sua missão proporcionar esse período para ele adaptar-se.

Conclusão

Como você viu, a maior parte das pessoas deseja começar a ter novos hábitos em suas vidas, principalmente por questões de saúde, física ou mental, mas muitas não conseguem alcançar esse objetivo.

Neste texto, mostrei a você como o cérebro cria hábitos, o que lhe ajuda a entender que é preciso fazer algo de forma repetida para que assim ele possa passar a realizar essa tarefa de modo automático.

Por isso, comece hoje a criar novos hábitos colocando aquelas tarefas que você deseja acrescentar à sua vida dentro da sua rotina para fazê-la repetidas vezes.Gostou do artigo de hoje sobre quando o cérebro cria hábitos?

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