Quando surgiram as pesquisas sobre os hábitos?

por | 19, out 2020 | Desenvolvimento Pessoal | 0 Comentários

Você sabe como foi que surgiram as pesquisas sobre os hábitos?

O primeiro experimento que, posteriormente, viria a trazer toda a base do entendimento que temos hoje sobre como surgem os hábitos, foi feito em 1898.

Esse experimento foi realizado por um psicólogo renomado, que lecionou por muitos anos na Universidade de Columbia, chamado Edward Thordnike.

O estudo foi feito com gatos e a partir dele foi que a sociedade científica passou a ter uma maior compreensão a respeito de quais são as regras que orientam o comportamento humano.

E como era esse experimento? Isso é o que irei mostrar a partir de agora nesse artigo.

Portanto, não deixe de acompanhar esse texto até o final!

O experimento dos gatos

O experimento dos gatos, que foi a gênese dos estudos sobre hábitos, era bastante simples e consistia em colocar um gato dentro de um objeto que era chamado de “caixa quebra-cabeça”.

Essa “caixa quebra-cabeça” foi projetada para que o gato colocado dentro só pudesse sair dela através da porta caso puxasse uma alavanca ou então se subisse em cima de uma plataforma.

Assim, em resumo, o gato ficava em uma caixa que continha uma alavanca dentro, que quando era acionada abria uma porta em uma das partes laterais do objeto.

Se conseguisse cumprir com aquele objetivo determinado, o gato então podia sair da caixa e saborear uma excelente refeição que o estava esperando.

Resultado da pesquisa dos gatos na “caixa quebra-cabeça”

Como dito, foi a partir desse experimento que surgiram as pesquisas sobre os hábitos, então quais foram os resultados que levaram a compreensão sobre eles?

Bom, os gastos reagiam, inicialmente, tentando sair de todas as formas da “caixa quebra-cabeça”, já que esse não era um ambiente atrativo para eles.

Eles tentaram sair colocando as patas por entre as frestas da caixa, colocando o focinho e fuçando tudo o que encontravam dentro dela.

O pesquisador responsável pelo experimento tinha que escrever sobre qual era o comportamento de cada gato dentro da caixa para tentar sair dela, a cada tentativa que eles faziam.

Inicialmente, os gatos, por estarem em um ambiente que não conheciam, tinham comportamentos distintos e aleatórios, tentando sair a todo custo.

Entretanto, após algum tempo eles passavam a associar a abertura da porta da caixa com o movimento realizado na alavanca.

A partir dessa associação, então, os gatos iam desenvolvendo um certo padrão de comportamento, em que começavam a aprender.

Após trinta tentativas, o hábito de movimentar a alavanca para abrir a porta tornava-se automático para os gatos e apenas alguns poucos segundos já eram mais do que suficiente para que eles pudessem sair e comer a refeição.

A relação encontrada pelos especialistas foi: quanto maior o número de repetições do experimento na caixa, maior era a velocidade de execução do processo pelos gatos para sair dela.

Isso foi mostrado pela redução no tempo das tentativas, que foi de uma média de 1 minuto e meio nas primeiras para pouco mais de 6 segundos nas últimas

Com a prática dentro da “caixa quebra-cabeça”, os gatos iam cometendo cada vez menos erros, ao mesmo tempo em que as ações deles iam tornando-se mais e mais rápidas.

A conclusão de Thordnike com o experimento

Ao final do experimento, o pesquisador Thordnike chegou a uma conclusão que permitiu as pessoas compreenderem, de maneira fundamental, como é que funcionam os hábitos.

Aqueles comportamentos que tendem a levar a consequências que são prazerosas têm uma tendência de serem repetidos, enquanto que os que levam resultados sem uma finalidade têm menor predisposição das pessoas para serem novamente feitos.

Portanto, os hábitos, que nada mais são dos comportamentos repetitivos, surgem a partir daqueles caminhos que levam as pessoas ao prazer.

Conclusão

Como você viu, as pesquisas sobre hábitos surgiram há mais de um século por meio de um experimento realizado por Edward Thordnike, que era um renomado psicólogo.

Neste texto, você viu qual foi e como foi realizado o experimento dos gatos, que levou ao entendimento sobre os gatos e deu, assim, início às pesquisas nessa área. Gostou do artigo de hoje sobre quando surgiram as pesquisas sobre os hábitos?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.