Tem o perfil comportamental melhor ou pior?

por | 18, out 2020 | Coaching | 0 Comentários

Apesar da análise de perfil comportamental servir para te caracterizar como indivíduo e explicar a maneira como você se comporta em determinadas situações, ela não é exata. 

Nesse panorama, se você já está familiarizado com algumas das características dos principais tipos de perfis, como executor, planejador, analista e comunicador, provavelmente já reparou como é fácil possuir várias qualidades ou defeitos diferentes categorias. 

Por exemplo, não é comum que um analista seja autoritário, porque essa é uma característica do executor, mas ainda assim acontece.

A verdade é que ninguém pode ser 100% um tipo só, todo mundo é um mix de todos eles e, normalmente, aquilo que é mais dominante se manifesta.

Pensando sobre isso, você já deve ter se questionado sobre qual é o melhor perfil ou qual você deveria possuir para alcançar mais sucesso. 

Para responder a essas perguntas continue lendo o artigo. 

Por que o perfil comportamental é tão importante? 

Se você estiver se perguntando sobre a necessidade de saber o seu próprio perfil, tente imaginar um ambiente de trabalho. 

Para os contratadores, conhecer as maiores características dos seus contratados é vantajoso demais, uma vez que alguns empregos necessitam que alguns atributos se destaquem mais do que outros. 

Por exemplo, é muito melhor contratar uma pessoa comunicativa para trabalhar em contato direto com os clientes, porque elas são mais carismáticas e tem mais poder de persuasão.

Nesse sentido, em uma primeira triagem, o departamento de recursos humanos vai identificar facilmente os candidatos que possuem conhecimento e competência.

Essa primeira característica, geralmente, é avaliada pelo nível de escolaridade ou formação acadêmica e vai definir se o competidor é apto ou não para exercer determinado cargo ou função.

Já as competências estão relacionadas, por sua vez, ao currículo do candidato, é a sua “experiência profissional”.

Em um mercado cheia de pessoas bem qualificadas, normalmente, os níveis de conhecimento e competência são bem equivalentes e o perfil comportamental é o diferencial. 

Sendo assim, algumas características pessoais podem tornar alguém uma escolha mais adequada para um cargo, porque vai trazer mais resultados positivos ou atribuir maior qualidade e produtividade.

Além disso, a empresa também pode usar desse método para definir mudanças de cargos ou o funcionário mais apropriado para receber uma promoção.

Quais são as maiores vantagens de conhecer o perfil comportamental? 

  • Capacidade de reduz o turnover que é a “rotatividade de pessoal” na empresa, ou seja, está relacionada com o desligamento de alguns funcionários e entrada de outros para substituí-los.

Isso acontece porque os funcionários se sentem satisfeitos quando suas habilidades são compatíveis com sua função e o trabalho é realizado de forma mais competente também, o que agrada os patrões.

  • Aumenta a produtividade de modo geral, porque um funcionário bem posicionado em uma área que é confortável para ele, bem alocado em seu cargo, realiza suas funções mais habilmente.
  • Permite uma visão ampla sobre os resultados da equipe, se são satisfatórios ou não. 

A partir disso, é possível definir qual é o perfil mais deficitário no seu negócio, que precisa de uma atenção prioritária, e promover treinamentos para aperfeiçoa-lo.

  • Ajuda a gerir conflitos internos de maneira mais eficiente e motiva os colaboradores, que começam a sentir que as suas características pessoais são valorizadas e essenciais para os resultados positivos da empresa 

Conclusão

Por fim, vale a pena ressaltar que o ser humano é extremamente complexo e, por esse motivo, sua personalidade é formada por muitas características juntas.

No entanto, conhecer seu perfil comportamental dominante é crucial para poder se favorecer de oportunidades que surgem na profissão e, também, alcançar melhores resultados.Sendo assim, não existe um perfil melhor ou pior que outro, o que existe são cargos que se beneficiam mais ou menos de determinadas características.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.