É possível controlar pensamentos ruins?

por | 14, ago 2020 | Saúde | 0 Comentários

O ser humano pensa, em média, 50 mil vezes por dia, imagina que caos seria se fossem, em sua maioria, pensamentos ruins

Assim como alguns sentimentos são considerados ruins, como a raiva, a ansiedade e o medo, também é possível desenvolver pensamentos negativos de vez em quando e isso é perfeitamente normal. 

Essa situação só é problemática a partir do momento que esses pensamentos ruins se tornam constantes e viram os grandes vilões da sua vida.

A consequência disso pode ser catastrófica, eles podem invadir sua mente e começar a interferir na maneira que você se enxerga, como age e até como trata as pessoas ao seu redor.

Nesse seguimento, a quantidade e tempo desprendido pensando em coisas ruins e cenários desfavoráveis podem, eventualmente, ter a ver com o surgimento da depressão, por exemplo. 

Dessa forma, por mais que seja normal, não deve ser contínuo e se você fica triste com frequência precisa combater isso com ajuda profissional.

A capacidade de enxergar positividade nas coisas é o que te impulsiona a levantar das camas todos os dias e buscar uma vida feliz.

Sendo assim, existem algumas atitudes que você pode tomar para afastar esses pensamentos ruins, continue a leitura abaixo.

  1. Identificar quais são os pensamentos negativos e seus gatilhos 

Às vezes os pensamentos ruins já estão tão presentes no seu dia a dia que você mal percebe a presença deles.

Isso não é bom porque, mesmo sem você saber, eles estão controlando sua saúde e afetando seu humor. 

Procure analisar cada sentimento que você tem, por exemplo, se do nada você ficou angustiado alguma coisa precisa ter desencadeado, isso é chamado de gatilho.

O gatilho pode ser desde uma imagem, uma música, uma lembrança, qualquer coisa que cause o estado de espírito que você está vivendo.

Logo, para se livrar desses pensamentos o primeiro passo é descobrir o que está sentindo, o motivo e o que te levou a sentir isso.

  1. Procure sempre enxergar o lado bom de tudo

Não é fácil treinar o seu cérebro o bem de todas as coisas, principalmente, em situações mais críticas, mas não é impossível.

Isso é uma questão de hábito, pessoas com pensamentos ruins constantes tendem a enxergar apenas o lado negativo dos acontecimentos.

Não é possível mudar de uma hora para outra, mas com força de vontade e bastante treino você consegue encarar a vida de forma mais saudável.

  1. Não alimente os pensamentos ruins

Por isso saber identificar pensamentos ruins é tão importante, porque assim que eles surgirem você não os alimenta.

A expressão “alimentar” significar incentivar, se você sabe qual ideia está te fazendo ficar mal, não tem porque estimular, o essencial é evita-la.

A melhor maneira de fazer é isso é cultivar pensamentos positivos.

  1. Medite ou faça ioga

Essa prática ajuda a manter o controle da mente e também “se esvaziar” de pensamentos e sentimentos ruins.

As duas técnicas são recomentadas para pessoas que buscam uma vida equilibrada.

  1. Enfrente seus problemas

É muito típico do ser humano fugir dos problemas ao invés de enfrentar. Na cabeça de todo mundo isso faz muito mais sentido, porém só serve para adiar o inevitável.

Nesse sentido, uma excelente maneira de fazer isso é por meio da ajuda de algum profissional que é altamente qualificado justamente para essa finalidade, como psicólogos ou psiquiatras. As sessões de terapia, análise ou em conversas mesmo com os profissionais, paciente consegue descobrir sobre as origens dos pensamentos ruins e seus gatilhos para então poderem lidar com eles.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *